#!/bin/sh export DATE="14.9.2008";SCRIPT=${0#/rom} export TITLE="Administração: Firmware" . ${SCRIPT%/*}/cgi-bin-pre.sh cat<Administração: Firmware EOF if [ "(ro)" = "$(mount|grep " / "|if read line; then set $line;echo $6;fi)" ]; then if [ "$REQUEST_METHOD" = "POST" ]; then read QUERY_STRING fi if [ -z "$QUERY_STRING" ]; then cat<
Ficheiro de Firmware:
 
   

Atenção: Espere 5 segundos para que o firmware seja enviado para o endereço IP 192.168.1.1 através do protocolo TFTP. Se este procedimento não funcionar, pode regressar à configuração inicial do equipamento seguindo o seguinte procedimento. Ligue um computador via rede a uma das saídas [1-4] do equipamento. Tanto serve um cabo Ethernet cruzado ou directo.

Windows XP

  1. Ligar o computador e entrar com direitos de administrador
  2. Vá para Configurações depois Ligações de rede LAN em outras opções vá para Protocolo TCP/IP.
  3. Configure o endereço IP como 192.168.1.2. Aceite a Máscara de subrede como 255.255.255.0. As outras configurações não necessitam de modificação.
  4. Vá a Iniciar: Programas: acessórios MS-DOS. Nesta janela de comandos escreva cd /d e o endereço da pasta onde se encontra o ficheiro de firmware. Exemplo: escreva cd /d c:\download\firmware e confirme com a tecla [ENTER].
  5. Insira o comando de envio TFTP com o seguinte comando: tftp -i 192.168.1.1 put openwrt-g-freifunk-%VERSION%-pt.bin mas não tecle [ENTER] por enquanto

Leia mais sobre o carregameno de firmware

Linux

  1. Abra uma shell (interpretador de comandos) como root.
  2. Vá para a directoria onde se encontra o ficheiro de firmware com o comando cd. Exemplo: escreva cd /tmp/download/firmware e tecle [ENTER].
  3. Configure a placa de rede com o comando ifconfig eth0 192.168.1.2
  4. Use o programa TFTP teclando por exemplo tftp 192.168.1.1. No programa TFTP deve inserir dois comandos em sequência para configurar o modo de transmissão do ficheiro. Insira binary e rexmt 1
  5. Insira o comando de envio TFTP. Exemplo: put openwrt-g-freifunk-%VERSION%-pt.bin mas não tecle [ENTER] por enquanto

Carregar Firmware

A porta de rede do computador tem normalmente uma luz (LED). Esta acenderá assim que uma ocorrer uma ligação. Depois de ligar o equipamento ao computador esta luz deve acender dentro de segundos. Uma das quatro luzes do aparelho também deverá acender. Este procedimento de ligar e desligar pode ser feito várias vezes sem perigo. Depois deste teste, execute os seguintes passos:

  1. Deslige o cabo de eletricidade do equipamento
  2. Ligue novamente o cabo de eletricidade do equipamento
  3. Espere 2 segundos até as luzes de rede do aparelho se acenderem.
  4. Espere mais 1-2 segundos.
  5. Agora sim, confirme o comando TFTP de envio teclando [ENTER].

O envio deverá terminar sem problemas em 5 segundos. O aparelho mostra a operação de instalação com uma das luzes LED intermitente. A operação de instalação fica completa em 2 minutos e o aparelho reinicia automaticamente com a nova versão do Firmware.

EOF elif ! ffout=$(./freifunk-upload 2>&1); then cat< $ffout

A operação de instalação foi interrompida.

EOF elif [ -n "$ffout" ]; then BINMAGIC=$(dd if="$ffout" bs=4 count=1 2>/dev/null) case "$BINMAGIC" in W54G|W54S|W54A|W54s|LOAD|HDR0) cat< A gravar o ficheiro de firmware $ffout na memória Flash do aparelho. Aguarde... 170 segundos... EOF echo -n "
"
firmware-burn "$ffout"
echo "
" ;; *) rm -f "$ffout" cat< O ficheiro de firmware não tem o formato correcto.

Escolha um outro ficheiro *.bin ou *.trx que seja compatível.

EOF ;; esac else cat< O ficheiro de firmware não foi recebido.

A operação de instalação do firmware não foi executada.

EOF fi else cat<Um novo arquivo Firmware só poderá ser carregado no modo-Failsafe ou no modo-ReadOnly. Escolha para isso na página Reiniciar a opção desejada e tecle Reiniciar. Depois de reiniciar, o ficheiro de firmware poderá ser carregado normalmente por esta página.

Explicação: O comando OpenWRT mtd reescreve a partição regravável OpenWrt. No modo "Failsafe" esta partição não será usada. No modo "ReadOnly" a partição será apenas lida. As seguintes partições permanecem:

$(cat /proc/mtd)
EOF fi . ${SCRIPT%/*}/cgi-bin-post.sh